INSTITUCIONAL

Em 1939 o atual município de Içara era apenas um modesto vilarejo de Criciúma. Na época não existiam mais de quarenta residências localizadas no que hoje é a área Central da cidade. Era o começo de um processo de desenvolvimento que ao longo de meio século transformaria o pequeno povoado numa das mais prósperas comunidades do Sul de Santa Catarina.

A energia elétrica passou a ser fornecida pelo senhor Antônio Rossi Fermo, proprietário de uma serraria que se situava nas proximidades. Ele possuía uma caldeira locomove movida a lenha que ao escurecer colocava em funcionamento um gerador, a fim de atender a população. O equipamento também supria com energia elétrica a iluminação pública de um pequeno trecho das atuais ruas Ipiranga e Marcos Rovaris, até as 22 horas. As pessoas beneficiadas contribuíam com uma taxa simbólica que era destinada ao pagamento do operador da caldeira, também conhecido como foguista, e as demais despesas decorrentes da manutenção do sistema.

A queima do gerador, alguns anos depois, deixou a vila novamente desprovida de energia elétrica, pois não havia um técnico especializado em concerto desse tipo de equipamento. O Café Progresso, a Padaria Dal-Toé e o comerciante Jorge Elias de Lucca, do comércio local, então, adquiriram geradores próprios, mas, os demais habitantes da Vila só tiveram acesso a esse benefício em meados de fevereiro de 1957, quando foi criada a sociedade Força e Luz Içarense Ltda.

Em 1961, o então distrito de Içara desmembrou-se de Criciúma. Dois anos depois acontecia a histórica assembleia de constituição da Cooperativa Eletrificação Rural de Içara de Responsabilidade Ltda. Foi no dia 4 de novembro de 1963, no recinto da Câmara Municipal de Vereadores presidida pelo prefeito Ângelo Lodetti e secretariada pelo senhor Antonio Dal-Toé, que nasceu o que é hoje a Cooperativa Aliança. 

 

Distribuir energia elétrica com qualidade em serviços, atuando com ética e transparência na conformidade com os princípios cooperativistas, de forma a contribuir para o desenvolvimento em sua área de atuação.

Ser referência na prestação de serviços de distribuição de energia elétrica.

Serviço de distribuição de energia elétrica.

Promover o comportamento ético, interna e externamente, pautando nos seguintes princípios e valores:

  • Associados e colaboradores;
  • Excelência em serviços de distribuição elétrica;
  • Ética;
  • Transparência;
  • Responsabilidade social;
  • Desenvolvimento regional;
  • Comprometimento com o meio ambiente.

Buscamos a excelência na distribuição de energia elétrica, respeitando os princípios cooperativistas e requisitos estabelecidos pelas partes interessada, primando pela melhoria contínua do nosso sistema de gestão.

A história da Cooperaliança foi marcada por um passado de orgulho e a cada dia apresenta um presente de sucesso. Por essas fases só se pode prever que a Aliança terá um futuro promissor. Acompanhe no link abaixo a nossa história.

 
 
DESLIGAMENTOS PROGRAMADOS

Não há desligamentos programados para esta data.

NOTÍCIAS

30.11.-0001 Cooperaliança faz deslocamento de rede na Terceira Linha + CONTINUAR LENDO