INSTITUCIONAL

Em 1939 o atual município de Içara era apenas um modesto vilarejo de Criciúma. Na época não existiam mais de quarenta residências localizadas no que hoje é a área Central da cidade. Era o começo de um processo de desenvolvimento que ao longo de meio século transformaria o pequeno povoado numa das mais prósperas comunidades do Sul de Santa Catarina.

A energia elétrica passou a ser fornecida pelo senhor Antônio Rossi Fermo, proprietário de uma serraria que se situava nas proximidades. Ele possuía uma caldeira locomove movida a lenha que ao escurecer colocava em funcionamento um gerador, a fim de atender a população. O equipamento também supria com energia elétrica a iluminação pública de um pequeno trecho das atuais ruas Ipiranga e Marcos Rovaris, até as 22 horas. As pessoas beneficiadas contribuíam com uma taxa simbólica que era destinada ao pagamento do operador da caldeira, também conhecido como foguista, e as demais despesas decorrentes da manutenção do sistema.

A queima do gerador, alguns anos depois, deixou a vila novamente desprovida de energia elétrica, pois não havia um técnico especializado em concerto desse tipo de equipamento. O Café Progresso, a Padaria Dal-Toé e o comerciante Jorge Elias de Lucca, do comércio local, então, adquiriram geradores próprios, mas, os demais habitantes da Vila só tiveram acesso a esse benefício em meados de fevereiro de 1957, quando foi criada a sociedade Força e Luz Içarense Ltda.

Em 1961, o então distrito de Içara desmembrou-se de Criciúma. Dois anos depois acontecia a histórica assembleia de constituição da Cooperativa Eletrificação Rural de Içara de Responsabilidade Ltda. Foi no dia 4 de novembro de 1963, no recinto da Câmara Municipal de Vereadores presidida pelo prefeito Ângelo Lodetti e secretariada pelo senhor Antonio Dal-Toé, que nasceu o que é hoje a Cooperativa Aliança. 

 

Distribuir energia elétrica com qualidade em serviços, atuando com ética e transparência na conformidade com os princípios cooperativistas, de forma a contribuir para o desenvolvimento em sua área de atuação.

Ser referência na prestação de serviços de distribuição de energia elétrica.

Serviço de distribuição de energia elétrica.

Promover o comportamento ético, interna e externamente, pautando nos seguintes princípios e valores:

  • Associados e colaboradores;
  • Excelência em serviços de distribuição elétrica;
  • Ética;
  • Transparência;
  • Responsabilidade social;
  • Desenvolvimento regional;
  • Comprometimento com o meio ambiente.

Buscamos a excelência na distribuição de energia elétrica, respeitando os princípios cooperativistas e requisitos estabelecidos pelas partes interessada, primando pela melhoria contínua do nosso sistema de gestão.

DESLIGAMENTOS PROGRAMADOS

Não há desligamentos programados para esta data.

NOTÍCIAS

21.05.2018 Cooperaliança finaliza entregas do Programa de Eficiência Energética + CONTINUAR LENDO