DIREITOS E DEVERES

Os direitos dos consumidores segundo a resolução 414/2010 ANEEL são:

  1. O consumidor tem direito a receber energia elétrica em sua unidade consumidora nos padrões de tensão e de índices de continuidade estabelecidos; 
  2. O consumidor tem o direito a Ser orientado sobre o uso eficiente da energia elétrica, de modo a reduzir desperdícios e garantir a segurança na sua utilização.
  3. O consumidor tem o direito de escolher uma entre pelo menos 6 (seis) datas disponibilizadas pela distribuidora para o vencimento da fatura;
  4. O consumidor tem o direito a receber a fatura com antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis da data do vencimento, exceto quando se tratar de unidades consumidoras classificadas como Poder Público, Iluminação Pública e Serviço Público, cujo prazo deve ser de 10 (dez) dias úteis; 
  5. O consumidor tem direito a  responder apenas por débitos relativos à fatura de energia elétrica de sua responsabilidade; 
  6. O consumidor tem direito a ter o serviço de atendimento telefônico gratuito disponível 24 (vinte e quatro) horas por dia e sete dias por semana para a solução de problemas emergenciais; 
  7. O consumidor tem direito a ser atendido em suas solicitações e reclamações feitas à distribuidora sem ter que se deslocar do Município onde se encontra a unidade consumidora; 
  8. O consumidor tem direito a  ser informado de forma objetiva sobre as providências adotadas quanto às suas solicitações e reclamações, de acordo com as condições e prazos de execução de cada situação, sempre que previstos em normas e regulamentos; 
  9. O consumidor tem direito a  ser informado, na fatura, sobre a existência de faturas não pagas; 
  10. O consumidor tem direito a ser informado, na fatura, do percentual de reajuste da tarifa de energia elétrica aplicável a sua unidade consumidora e data de início de sua vigência; 
  11. O consumidor tem direito a  ser ressarcido por valores cobrados e pagos indevidamente, acrescidos de atualização monetária e juros; 
  12. O consumidor tem direito a  ser informado, por escrito, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias, sobre a possibilidade da suspensão de fornecimento por falta de pagamento; 
  13. O consumidor tem direito a  ter a energia elétrica religada, no caso de suspensão indevida, sem quaisquer despesas, no prazo máximo de até 4 (quatro) horas, a partir da constatação da distribuidora ou da informação do consumidor; 
  14. O consumidor tem direito a  receber, em caso de suspensão indevida do fornecimento, o crédito estabelecido na regulamentação específica; 
  15. O consumidor tem direito a  ter a energia elétrica religada, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas para a área urbana ou 48 (quarenta e oito) horas para a área rural, observadas as Condições Gerais de Fornecimento;
  16. O consumidor tem direito a  ser ressarcido, quando couber, por meio de pagamento em moeda corrente no prazo máximo de 45 (quarenta e cinco) dias, a partir da respectiva data de solicitação ou, ainda, aceitar o conserto ou a substituição do equipamento danificado, em função da prestação do serviço inadequado do fornecimento de energia elétrica; 
  17. O consumidor tem direito a  receber, por meio da fatura de energia elétrica, importância monetária se houver descumprimento, por parte da distribuidora, dos padrões de atendimento técnicos e comerciais estabelecidos pela ANEEL; 
  18. O consumidor tem direito a  ser informado sobre a ocorrência de interrupções programadas, por meio de jornais, revistas, rádio, televisão ou outro meio de comunicação, com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas; 
  19. O consumidor tem direito a  ser informado, por documento escrito e individual, sobre as interrupções programadas, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis, quando existir na unidade consumidora pessoa que dependa de equipamentos elétricos indispensáveis à vida; 
  20. O consumidor tem direito a  ter, para fins de consulta, nos locais de atendimento, acesso às normas e padrões da distribuidora e às Condições Gerais de Fornecimento de Energia Elétrica; 
  21. O consumidor tem direito a  quando da suspensão do fornecimento, ser informado das condições de encerramento da relação contratual; 
  22. O consumidor tem direito a  cancelar, a qualquer tempo, a cobrança na fatura de contribuições e doações para entidades ou outros serviços executados por terceiros por ele autorizada; e
  23. O consumidor tem direito a  ser informado sobre o direito à Tarifa Social de Energia Elétrica – TSEE e sobre os critérios e procedimentos para a obtenção de tal benefício, se for o caso. 
  24. O consumidor tem direito a  receber, até o mês de maio do ano corrente, declaração de quitação anual de débitos do ano anterior, referentes ao consumo de energia elétrica. 

Os DEVERES dos Consumidores segundo a Resolução 414/2010 ANEEL são:

  1. O consumidor DEVE manter a adequação técnica e a segurança das instalações elétricas da unidade consumidora, de acordo com as normas oficiais brasileiras; 
  2. O consumidor DEVE responder pela guarda e integridade dos equipamentos de medição quando instalados no interior de sua propriedade; 
  3. O consumidor DEVE manter livre, aos empregados e representantes da distribuidora, para fins de inspeção e leitura, o acesso às instalações da unidade consumidora relacionadas com a medição e proteção;
  4. O consumidor DEVE pagar a fatura de energia elétrica até a data do vencimento, sujeitando-se às penalidades cabíveis em caso de descumprimento; 
  5. O consumidor DEVE informar à distribuidora sobre a existência de pessoa residente que use equipamentos elétricos indispensáveis à vida na unidade consumidora; 
  6. O consumidor DEVE manter os dados cadastrais da unidade consumidora atualizados junto à distribuidora, especialmente quando da mudança do titular, solicitando a alteração da titularidade ou o encerramento da relação contratual, se for o caso; 
  7. O consumidor DEVE Informar as alterações da atividade exercida (ex.: residencial; comercial; industrial; rural; etc.) na unidade consumidora; 
  8. O consumidor DEVE consultar a distribuidora quando o aumento de carga instalada da unidade consumidora exigir a elevação da potência disponibilizada; e 
  9. O consumidor DEVE ressarcir a distribuidora, no caso de investimentos realizados para o fornecimento da unidade consumidora e não amortizados, excetuando-se aqueles realizados em conformidade com os programas de universalização dos serviços. 
DESLIGAMENTOS PROGRAMADOS

Não há desligamentos programados para esta data.

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