NOTÍCIAS

11.12.2009

Aneel realiza estudo sobre Revisão Tarifária da Cooperaliança

Durante o período de 18 a 29 de maio a Cooperaliança recebeu a visita de auditores de Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel. O motivo da fiscalização foi a validação das informações da base de remuneração do segundo ciclo de revisão tarifária, o primeiro ciclo foi em 2005.

As informações prestadas à Aneel foram levantadas pelo Centro de Avaliações e Perícias de Engenharia Ltda, empresa autorizada pela própria Agência para realizar o serviço. O processo da revisão iniciou em outubro de 2008 e vai ser concluído em julho de 2009 com a Audiência Pública, em Içara, a ser realizada pela Aneel.

O resultado preliminar já apresentado pela Agência Nacional, já sinaliza uma redução que varia de 8 a 11% para os grupos A e B. “Essa redução é resultante de todo um trabalho feito pela Cooperaliança na melhoria de redes, redução de custos, diminuição de perdas, investimentos em qualidade, treinamento pessoal, implantação da ISO-9001, além de reavaliações feitas pela Agência em custos por eles administrados”, explicam o contador da empresa Daniel Vieira.

Para entender melhor:

De quatro em quatro anos a Aneel realiza a revisão tarifária. No caso da Cooperaliança, a direção da empresa entrou com um pedido uma antecipação dessa revisão junto a Aneel objetivando coincidência de datas com as revisões da Celesc.

Além da revisão que ocorre de quatro em quatro anos, anualmente a própria Agência promove revisão das tarifas, chamado processo de IRT (Índice de Reajuste Tarifário), que leva em conta a inflação, custo da compra de energia e o desempenho da concessionária.

Fonte: Tais Pacheco - Assessoria de Comunicação - Cooperaliança
DESLIGAMENTOS PROGRAMADOS

Não há desligamentos programados para esta data.

NOTÍCIAS

02.04.2024 Programa Fatura da Sorte Cooperaliança traz prêmios mensais para os associados + CONTINUAR LENDO