Ligações clandestinas, ou “gatos” nas redes elétricas não é uma prática segura. Essas ligações podem sobrecarregar o sistema, provocar acidentes graves (com risco de choques elétricos e incêndio), e ainda, é ilegal.
Instalar protetores plásticos nas tomadas é uma boa dica para quem possui crianças em casa, ou recebe a visita de crianças com frequência. Crianças, em geral, são curiosas, e a curiosidade pode levá-la a enfiar objetos, ou até mesmo, os dedos nas tomadas.
Na troca de lâmpadas, cuidado para não tocar na parte metálica, pois há risco de choques elétricos.
A maneira correta de desligar aparelhos é usar a tecla ou botão de liga/desliga (on/off). Se a intenção for retirá-los da tomada puxe pelo plugue. Puxar pelo fio pode ocasionar dano no cabo, e este pode ser um canal para futuros choques elétricos.
Ligar vários aparelhos em uma única tomada pode sobrecarregar o sistema, e causar incêndios. O ideal é que cada aparelho possua uma tomada.
Manusear aparelhos elétricos com os pés ou mãos molhadas pode ser um risco à sua integridade física. Melhor não arriscar.
Na cidade ou no campo, fios arrebentados, ou caídos, representam, sempre, um perigo. Não toque, ou chegue próximo deles, nem de cercas metálicas, postes de ferro, ou varais de roupa que estejam em contato com os fios. A recomendação vale também para pessoas em contato com estes fios. Em casos como estes ligue para a Cooperaliança através do 0800 48 4040.
Acidentes envolvendo colisões de veículos com postes são comuns. No caso de acidente não saia do carro se o fio da rede elétrica estiver sobre ele. Se tiver que abandonar o veículo antes da ajuda chegar, pule com os dois pés juntos o mais longe possível do carro.
Nas instalações elétricas dê preferência por produtos e equipamentos de boa procedência.
Ao executar qualquer trabalho na instalação elétrica desligue sempre a chave geral, ou disjuntor, e assegure-se de que ela não será ligada durante a realização do trabalho. Um boa dica pode ser um bilhete afixado junto ao disjuntor ou chave geral.
Alerta: Mesmo que falte luz nas residências, isso não é um indicativo de que os cabos estejam desenergizados.
Não há desligamentos programados para esta data.