Colaboradores da Cooperaliança iniciaram nesta semana a entrega de geladeiras às famílias de baixo poder aquisitivo cadastradas na classe residencial baixa renda. A ação, que faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Concessionária, teve início no fim de 2012, quando foi iniciada a etapa de cadastros das famílias.
Nesta etapa, as famílias receberam a visita do representante da cooperativa para fazer uma avaliação do estado da geladeira. Embora aparente ser uma etapa fácil, algumas dificuldades foram encontradas ao longo dos cadastros. “As maiores dificuldades foram as ausências dos consumidores em dias de visitas impossibilitando as vistorias, e também o fato de grande parte deles já possuírem geladeiras novas e em bom estado de conservação”, conta o gerente comercial, e um dos coordenadores do PEE, Mateus Búrigo Dalmolim.
Após o cadastro das famílias foi realizado um estudo para a aprovação dos mesmos, e na segunda-feira, dia 18 de abril, as 20 primeiras unidades foram entregues, a maioria delas no residencial Amanda Costa e o no Loteamento Lima. Até o fim da tarde de hoje, sexta-feira, aproximadamente 100 famílias já terão as geladeiras substituídas. A estimativa, segundo Dalmolim, é de que até o fim de abril todas as 200 unidades já estejam em seus destinos finais, e o próximo passo será o descarte das geladeiras antigas recolhidas no momento da doação.
A legislação pertinente ao assunto determina que as concessionárias do serviço público de distribuição de energia elétrica devem aplicar um percentual de sua Receita Operacional Líquida em Programas de Eficiência Energética no uso final, ou seja, em projetos executados nas instalações dos consumidores ou que a eles proporcionem benefícios. Apesar de estar previsto em Lei, quem decide de que forma será feita a aplicação deste percentual é a própria concessionária. Este é o terceiro ano em que é realizado a substituição de geladeiras. “Estamos fazendo aquilo que é nossa obrigação, mas, ao mesmo tempo, é muito gratificante saber que de alguma forma podemos ajudar as pessoas de baixo poder aquisitivo”, declara o gerente administrativo da empresa, Reginaldo de Jesus.
A fase de cadastros foi encerrada no Programa de Eficiência Energética foi encerrada, e todos os 200 aparelhos refrigeradores já possuem destino.
Não há desligamentos programados para esta data.
NOTÍCIAS
12.10.2025 Magia, inclusão e alegria marcam a Festa do Dia das Crianças da Cooperaliança + CONTINUAR LENDO