A Cooperaliança completa hoje, dia 4 de novembro, 47 anos de sua constituição como Cooperativa. Desde a histórica assembléia, realizada no ano de 1963, tem como missão, distribuir energia elétrica de qualidade, e isso tem feito dentro das possibilidades tecnológicas ao longo dos anos.
Basta alguns minutos de conversa com pessoas como Zefiro Giassi, e Pedro Dal-Pont, que fizeram parte da primeira diretoria da empresa, para entender que a história da Cooperativa foi escrita, desde o seu início, por pessoas de coragem, de fibra, e que lutavam pelo desenvolvimento que ultrapassava os limites territoriais de Içara, gerando desenvolvimento de uma região inteira.
As dificuldades para se distribuir energia elétrica com qualidade, e manter a segurança dos colaboradores ao mesmo tempo, foi um desafio que acompanhou a empresa durante muito tempo. “Um simples trabalho como a implantação de um poste, acabava se tornando um serviço perigoso. No início não existia o maquinário que temos hoje. O serviço, leve ou pesado, era feito no braço, e os colaboradores acabavam se machucando”, conta o presidente Pedro Deonízio Gabriel.
A realidade hoje é bem diferente. A frota da Cooperativa é composta por veículos modernos, e equipados, que favorecem os trabalhos em redes, diminuindo o tempo para execução de cada serviço, e consequentemente, melhorando a qualidade no atendimento ao associado e consumidor. Foi a primeira Cooperativa Concessionária do Brasil a ter o Sistema de Gestão da Qualidade com o certificado de qualidade IS0-9001, e está prestes a inaugurar a sua própria Subestação, que garantirá que a energia chegue às casa do associado e consumidor com plena qualidade até o ano de 2040.
“Um passado de orgulho, um presente de sucesso, e um futuro promissor”. A frase presente nos materiais da empresa marca três tempos de uma mesma história, e essas três fases são motivos de orgulho para todo içarense. “Costumo dizer que sem energia elétrica a nossa vida vira um caos. E tenho consciência disso quando por algum motivo falta energia em algum lugar. Não é bom que falte energia, mas é bom saber que quando ela falta o associado e consumidor tem a plena confiança que basta uma ligação e nossas equipes estarão em campo. Nesses 47 anos a cooperativa não tem feito outra coisa a não ser se preocupar com o bem estar do associado e consumidor, e que isso possa se repetir por mais 47 anos”, declara o presidente.
Não há desligamentos programados para esta data.
NOTÍCIAS
25.11.2025 Cooperaliança recebe prêmio SC Vale Ouro em cerimônia na Alesc + CONTINUAR LENDO