Dirigentes, engenheiros e técnicos das cooperativas de eletrificação do sistema Fecoerusc, dirigentes da Satc e representantes da Extensão Satc estiveram nesta sexta-feira (5 de novembro) no município de Treze de Maio para o encerramento e entrega das normas técnicas e de segurança que determinarão, a partir de agora, os procedimentos técnicos de segurança, distribuição e geração de eletricidade para os consumidores.
Estiveram presentes compondo a mesa de autoridades do evento o presidente da Fecoerusc e presidente da Cergal, José Grasso Comelli, o presidente da Coorsel e diretor da Fecoerusc, Geraldo Knabem, o vice-presidente da Fecoerusc e presidente da Cersul, Renato Manenti, o diretor executivo da Satc e presidente do Siecesc, Ruy Hülse, o diretor das Relações Corporativas da Satc, Iraíde Antônio Piovesan, e a diretora da Extensão Satc, Karoline Possamai Rosso Alves.
Os representantes das 22 cooperativas associadas à Fecoerusc, uma do Paraná e uma prestadora particular receberam CDs com as normas, que também estarão disponíveis no site da Fecoerusc.
Momento significativo
“Este avanço do cooperativismo de eletrificação se deve a união e integração das pessoas que trabalham no setor e visa manter a confiabilidade e qualidade dos serviços que tanto a nossa sociedade requer”, avalia Comelli, sobre a finalização dos trabalhos de definição das normas.
Para o presidente da Fecoerusc, a padronização é muito importante no momento que o cooperativismo completa 37 anos. “Foram três anos de dedicação e trabalho dos técnicos e engenheiros que agora estão prontas para ser aplicadas pelas cooperativas”.
O diretor executivo da Satc também reforçou a importância da implantação da padronização das normas para a sociedade e para a economia. “O cooperativismo movimenta R$ 325 milhões anuais na economia e a nossa contribuição foi na medida de manter a qualidade na prestação de serviços deste setor”, avalia Ruy Hülse.
Software exclusivos e desenhos inéditos dentro das normas técnicas
Os engenheiros e técnicos do sistema Fecoerusc e da Satc padronizaram 32 normas. Nas 2.920 páginas que formam os documentos, há 37 desenhos exclusivos e inéditos na literatura técnica de eletrificação.
“Fizemos desenhos em 3D para definir a melhor posição de entendimento num desenho 2D”, explica o engenheiro João Belmiro de Freitas, coordenador da Fecoerusc neste trabalho.
“Além dos desenhos, entregamos para cada cooperativa, dentro do CD com as normas, um software e tabelas exclusivas. O software faz o cálculo de flecha e tração de montagem de rede de distribuição de energia elétrica”, conta Gustavo Leepkaln Dassi, coordenador das áreas de Assistência Técnica e Tecnológica, Mecânica e Eletroeletrônica da Extensão Satc.
Próximo passo: instrução e aplicação
O processo de implantação dos procedimentos passa agora pelo Programa de Treinamento e Implantação das Normas Técnicas da Fecoerusc, que começou no dia 4 de outubro e já contemplou quatro turmas de 20 participantes.
Serão ao todo dez cursos neste ano (quatro em outubro, quatro em novembro e dois em dezembro), mas estão previstos aproximadamente 50 turmas, totalizando cerca de 800 colaboradores treinados.
Normas elaboradas:
GERAÇÃO
DISTRIBUIÇÃO
SEGURANÇA
Não há desligamentos programados para esta data.
NOTÍCIAS
25.11.2025 Cooperaliança recebe prêmio SC Vale Ouro em cerimônia na Alesc + CONTINUAR LENDO