Diretores da Cooperaliança realizaram na tarde desta quinta-feira, dia 17, a entrega dos últimos 24 refrigeradores do Programa de Eficiência Energética, ciclo 2010/2011.
A entrega do certificado de Família Beneficiada (já que as geladeiras serão levadas às residências dos contemplados na próxima semana), foi realizada em meio a apresentações de números dos últimos três Programas, e discursos sobre a alegria e satisfação em poder realizar as entregas. “Não existe coisa melhor do que saber que estamos fazendo algo que vai além do cumprir da legislação. Estamos ajudando as pessoas a economizarem dinheiro, e como já dizemos sempre, economizar dinheiro, é economizar vida. No fim do mês o dinheiro que era gasto com a energia consumida por essas geladeiras antigas, vai sobrar no bolso dos consumidores beneficiados para comprar outras coisas de maior necessidade. Saber disso já nos deixa felizes”, declara o presidente da Cooperaliança, Pedro Deonízio Gabriel.
No PEE, ciclo 2010/2011, que ainda não encerrou, serão beneficiadas 900 unidades consumidoras. Além dos 200 refrigeradores, serão distribuídas 2.800 unidades de lâmpadas compactas fluorescentes, e mais 20 padrões de entrada. Um total de 395,22 MWh/ano de energia economizada, e uma demanda evitada no horário de ponta de 112,83 kW.
Entenda o PEE.
A Cooperativa Aliança executa anualmente seu Programa de Eficiência Energética, o PEE, em atendimento à cláusula do Contrato de Concessão de Distribuição de Energia Elétrica e à Lei nº 9.991/2000.
A legislação pertinente ao assunto determina que as concessionárias do serviço público de distribuição de energia elétrica devem aplicar um percentual de sua Receita Operacional Líquida em Programas de Eficiência Energética no uso final, ou seja, em projetos executados nas instalações dos consumidores ou que a eles proporcionem benefícios.
O principal objetivo do PEE é promover o combate ao desperdício de energia, e é claro, o uso racional da energia elétrica.
Nos três últimos ciclos a Cooperaliança realizou doação de equipamentos elétricos que consomem menos energia, e que em sua produção reduzem o grau de agressão ao meio ambiente, economizando assim, dinheiro, e vida.
No ciclo 2006/2007, 7.400 lâmpadas fluorescentes compactas foram distribuídas entre 1.850 unidades consumidoras cadastradas no programa.
Em 2009/2010, 600 unidades consumidoras do baixa renda receberam um total de 2.400 lâmpadas compactas fluorescentes. Além deste número, 170 refrigeradores, de uma porta, com o selo Procel/Inmetro, na categoria A (portanto, a que consome menos energia), foram distribuídas entre unidades cadastradas no baixa renda. Resultado: 770 unidades consumidores puderam sentir, na conta de luz, a diferença.
No ciclo 2010/2011, que ainda não encerrou, serão beneficiadas 900 unidades consumidoras. Além dos 200 refrigeradores, serão distribuídas 2.800 unidades de lâmpadas compactas fluorescentes, e mais 20 padrões de entrada. Um total de 395,22 MWh/ano de energia economizada, e uma demanda evitada no horário de ponta de 112,83 kW.
Se somarmos os três últimos projetos teremos o resultado de 12.600 lâmpadas compactas fluorescentes doadas, 370 refrigeradores, e 20 padrões de entrada. Mais de 3.500 famílias beneficiadas, e sentindo o resultado, de imediato, direto no bolso, com a economia gerada.
Não há desligamentos programados para esta data.
NOTÍCIAS
12.10.2025 Magia, inclusão e alegria marcam a Festa do Dia das Crianças da Cooperaliança + CONTINUAR LENDO