NOTÍCIAS

27.12.2011

Subestação da Cooperaliança já está em funcionamento

“O maior investimento da história da Cooperaliança, a S.E.Rincão, está energizada”. O comunicado oficial, através de uma faixa fixada na própria Subestação Rincão, anuncia o orgulho da Cooperaliança em colocar em funcionamento a sua própria subestação.

O investimento, de mais de R$ 12 milhões, foi inaugurado há duas semanas, quando houve a finalização da obra de instalação do Bay de saída, a energização da linha de transmissão, e da própria Subestação.

O engenheiro eletricista responsável pelo sistema elétrico da Cooperaliança, Edmilson Margano, explica que os trabalhos foram divididos em partes. Primeiro, no dia 17 de dezembro, funcionários da Cooperaliança, juntamente com Celesc, finalizaram a obra de conexão de energia para o Bay de interligação da linha de transmissão. “O Bay, é basicamente o local onde é feito a medição do consumo para o faturamento da Celesc contra a Cooperativa”, explica o engenheiro.

Na parte da tarde (do dia 17), houve a energização da linha de transmissão para Subestação Rincão, e realizado neste período todos os testes pertinentes para o funcionamento da mesma. No domingo, dia 18, as equipes da Cooperaliança trabalharam na transferência de parte das cargas da Subestação da Celesc, localizada no bairro Jaqueline, em Içara, para a Subestação Rincão, colocando em funcionamento o maior investimento da história da Cooperaliança.

Desde então, a S.E.Rincão passou a atender toda a região dos Balneários da área de abrangência da Cooperaliança, região dos bairros Urussanga Velha, Boa Vista, e Vila Nova. Desta forma, a Cooperaliança garante distribuição de energia de qualidade pelos próximos 30 anos, consegue atender a demanda de crescimento industrial de sua área de abrangência, e diminui as perdas em seu sistema elétrico. “O maior beneficiado, sem dúvida, é o consumidor da Cooperaliança”, declara orgulhoso Maragno.

Com a subestação em funcionamento, o sistema da Cooperalinça passa a operar em nova configuração, dobrando o número de alimentadores. Agora são 10 ao todo.

Todo o serviço de conexão foi feito com as equipes de linha viva da Cooperaliança e Celesc. Para a energização da Subestação o sistema de distribuição foi interrompido apenas por 20 minutos, o que é motivo de comemoração, segundo os responsáveis pelo serviço.

“Temos orgulho de dizer que colocamos em funcionamento um investimento de tamanho porte. A Subestação é um passo muito importante para a história de sucesso da Cooperaliança. Saber que vamos garantir ainda mais qualidade na distribuição de energia para o nosso associado e consumidor é que nos deixa tão orgulhosos e vitoriosos ao efetuar tal serviço”, declara o presidente da Cooperaliança, Pedro Deonízio Gabriel.

Fonte: Tais Pacheco - Assessoria de Comunicação Cooperaliança
DESLIGAMENTOS PROGRAMADOS

Não há desligamentos programados para esta data.

NOTÍCIAS

12.10.2025 Magia, inclusão e alegria marcam a Festa do Dia das Crianças da Cooperaliança + CONTINUAR LENDO